(19) 330VER TELEFONE

(19) 996VER WHATSAPP

R. Cristiano Cleopath, 523 • Centro | Piracicaba/SP

Notícias

10 de novembro de 2021 | Por Web Visualy

Benefícios do gás natural

Benefícios do gás natural

O gás natural, produto formado por hidrocarbonetos leves, do metano ao pentano, é petróleo na fase gasosa, assim como o asfalto é petróleo sólido e a gasolina e o diesel são frações líquidas do petróleo.

Em um país como o Brasil, onde a lenha e o carvão vegetal são utilizados em larga escala, o gás natural pode evitar o desmatamento de milhares de quilômetros quadrados do nosso território.

No setor automotivo, a eficiência do seu emprego já está devidamente comprovada. Embora ainda estejamos muito atrasados no chamado GNV – Gás Natural Veicular, somente no Rio de Janeiro já existem 200 postos de abastecimento para veículos leves, a maioria táxis. Bem mais barato e não suscetível de adulteração como a gasolina, o GNV conquistou definitivamente os taxistas e seu consumo tende a se universalizar na categoria, à medida que as redes de abastecimento são estendidas a todos os taxistas e demais veículos dos municípios do Estado.

O gás natural é praticamente isento de enxofre, acarretando maior durabilidade aos equipamentos e instalações (menor corrosão), e sua queima não emite particulados (cinzas, nitretos, anidridos etc) causadores das deletérias chuvas ácidas

Todos esses requisitos acarretam mais baixo custo sobre os demais combustíveis.

Tais vantagens justificam a participação do gás natural na matriz energética mundial onde, na média, representa 20% do consumo de energia primária; na Holanda, por exemplo, alcança 40%.

Fonte: http://provedor.nuca.ie.ufrj.br/

Notícias relacionadas