(19) 330VER WHATSAPP
R. Cristiano Cleopath, 523 • Centro | Piracicaba/SP
10 de novembro de 2021 | Por Web Visualy
O gás natural, produto formado por hidrocarbonetos leves, do metano ao pentano, é petróleo na fase gasosa, assim como o asfalto é petróleo sólido e a gasolina e o diesel são frações líquidas do petróleo.
Em um país como o Brasil, onde a lenha e o carvão vegetal são utilizados em larga escala, o gás natural pode evitar o desmatamento de milhares de quilômetros quadrados do nosso território.
No setor automotivo, a eficiência do seu emprego já está devidamente comprovada. Embora ainda estejamos muito atrasados no chamado GNV – Gás Natural Veicular, somente no Rio de Janeiro já existem 200 postos de abastecimento para veículos leves, a maioria táxis. Bem mais barato e não suscetível de adulteração como a gasolina, o GNV conquistou definitivamente os taxistas e seu consumo tende a se universalizar na categoria, à medida que as redes de abastecimento são estendidas a todos os taxistas e demais veículos dos municípios do Estado.
O gás natural é praticamente isento de enxofre, acarretando maior durabilidade aos equipamentos e instalações (menor corrosão), e sua queima não emite particulados (cinzas, nitretos, anidridos etc) causadores das deletérias chuvas ácidas
Todos esses requisitos acarretam mais baixo custo sobre os demais combustíveis.
Tais vantagens justificam a participação do gás natural na matriz energética mundial onde, na média, representa 20% do consumo de energia primária; na Holanda, por exemplo, alcança 40%.
Fonte: http://provedor.nuca.ie.ufrj.br/