(19) 330VER TELEFONE

(19) 996VER WHATSAPP

R. Cristiano Cleopath, 523 • Centro | Piracicaba/SP

Notícias

11 de maio de 2022 | Por Web Visualy

Aquecedor a gás

Aquecedor a gás

Os aquecedores a gás podem ser instalados em prédios residenciais e em casas em cidades que contam com tubulação de gás natural na rua. Porém, também é possível fazer esse equipamento funcionar com GLP (gás de botijão ou de cilindro) no caso das casas. Em prédios, costuma ser proibido ter botijão ou cilindro de GLP, para evitar acidentes.

Se seu apartamento possui gás encanado para o fogão, provavelmente será possível instalar um aquecedor de água, fazendo as adaptações necessárias com encanamentos, torneiras, comandos e chuveiros.

A principal vantagem desse aquecedor é a economia de energia elétrica, principalmente com os chuveiros, que costumam ser os grandes vilões da conta de luz.

Basicamente, existem dois tipos: os aquecedores a gás de passagem e por acumulação.

O aquecedor doméstico de passagem é ligado na tubulação de água que vem da rua ou da caixa. Quando você abre o chuveiro ou uma torneira, há um start na chama, enquanto a água vai passando por uma serpentina em torno do sistema de combustão e esquentando. Por isso, "de passagem".

Com o chuveiro ou torneira abertos, primeiro vai sair a água fria que estava nos canos e depois chega a água aquecida. Então, pode haver algum desperdício de água nesse modelo.

Normalmente, esses aquecedores possuem regulagem de temperatura e de pressão da água, com indicação da pressão por segundo. Alguns também contam com ajuste de verão/inverno, para reduzir o consumo de gás em períodos mais quentes.

Os modelos digitais necessitam de uma tomada próxima e precisam ficar ligados na energia para fazer o start da chama, enquanto modelos analógicos podem funcionar com energia ou bateria.
Já nos aquecedores a gás por acumulação, uma quantidade de água que já passou por uma serpentina em torno de um sistema de combustão fica guardada dentro do equipamento ou em boilers. Por isso, ela vai chegar quentinha ao chuveiro ou na torneira mais rapidamente.

Muitos modelos são capazes de aquecer água para vários chuveiros e torneiras ao mesmo tempo, pois contam com cilindros de grande capacidade e que preservam a água aquecida. É comum instalar os cilindros ou boilers no forro da casa.

De toda forma, para aquecimento a gás, a casa ou apartamento precisa de uma tubulação para água fria e outra para água quente (que precisa ser específica para isso, de materiais como cobre, CPVC, PPR ou tubos PEX), além da ligação apropriada do gás encanado ou cilindro de GLP para abastecer o aquecedor. E este deve estar instalado em um local com boa ventilação.

Fonte: https://revistacasaejardim.globo.com/

Notícias relacionadas