(19) 330VER WHATSAPP
R. Cristiano Cleopath, 523 • Centro | Piracicaba/SP
15 de maio de 2024 | Por Noticia Visualy
Não precisa ter medo de investir em um aquecedor de água a gás: equipamentos são seguros, mas devem ser instalados por profissionais
Ter água quente no chuveiro e nas torneiras e ainda economizar na conta de energia elétrica pode parecer um sonho. Mas esse conforto é possível com um aquecedor a gás. O problema é que muita gente tem medo desses aparelhos e de possíveis vazamentos. Por isso, o Shoptime desvenda alguns mitos e responde dúvidas sobre os aquecedores de água a gás.
Em casa com aquecedor a gás, a água quente acaba.
MITO - O principal modelo doméstico é o aquecedor de água de passagem, também chamado de aquecedor a gás instantâneo. Ligado à tubulação que vem da caixa d'água, ele funciona sob demanda - ao contrário de aquecedores por acumulação, que necessitam de um tanque ou boiler para armazenar água aquecida. Nesse caso, sim, a água quente pode acabar se for usada toda de uma vez.
Com aquecedor de passagem, quando se abre o chuveiro ou uma torneira, há um start na chama do aquecedor, enquanto a água vai passando por uma serpentina em torno do sistema de combustão e esquentando. Por isso, "de passagem".
Normalmente, esses equipamentos possuem regulagem de temperatura e de pressão da água. Alguns contam com ajuste de inverno/verão, para reduzir o consumo de gás em períodos mais quentes.
Tenho gás encanado para o fogão. Posso instalar um aquecedor?
VERDADE - Os aquecedores disponíveis no mercado nacional funcionam com GLP (gás liquefeito de petróleo) ou com GN (gás natural).
Por isso, os aquecedores podem ser instalados em prédios residenciais e em casas em cidades que contam com tubulação de gás natural na rua. Porém, também é possível fazer esse equipamento funcionar em casas com GLP em botijão ou cilindro. Em prédios, costuma ser proibido ter botijão ou cilindro de GLP, para evitar acidentes.
Se seu apartamento possui gás encanado para o fogão, provavelmente será possível instalar um aquecedor de água, fazendo as adaptações necessárias com encanamentos, torneiras, comandos e chuveiros.
Aquecedor precisa ser instalado em local com ventilação.
VERDADE - Um profissional ou empresa especializada vai orientar sobre o melhor local. Quem mora em apartamento pode pedir uma dica para o zelador ou a administradora do prédio, para saber como outros moradores fizeram a obra.
A principal norma é instalar o aquecedor a gás em local com ventilação permanente, como área de serviço ou quintal, desde que fique protegido da chuva. Em espaço com janelas, o aparelho precisa estar perto delas. Em geral, é colocada uma trava para que a janela mais próxima fique sempre um pouco aberta.
Porém, existem aquecedores a gás especialmente produzidos para locais menos ventilados, como banheiros. São os aquecedores de fluxo balanceado, totalmente lacrados para oferecerem mais segurança, sem contato com o ambiente.
Nos modelos tradicionais, existem aquecedores a gás com exaustão natural e forçada. A exaustão é a saída dos produtos da combustão do gás, incluindo monóxido de carbono.
Enquanto aparelhos de exaustão forçada contam com ventoinha no duto para jogar os gases para fora, os aquecedores com exaustão natural precisam seguir as normas de forma correta, para não apresentarem riscos aos moradores.
Modelos com exaustão natural costumam ser analógicos ou mecânicos e funcionam com pilhas ou bateria, enquanto os aquecedores digitais necessitam de uma tomada próxima. Eles precisam ficar ligados na energia para fazer o start da chama e para ligar a ventoinha de exaustão.
Além de oferecerem melhor controle da temperatura, os aquecedores digitais normalmente conseguem fazer a modulação automática, ou seja, determinar a potência de acordo com a vazão de água e a temperatura selecionada. Por outro lado, aquecedores analógicos e de exaustão natural funcionam mesmo sem energia elétrica. Eles são mais recomendados para áreas isoladas, com alta incidência de raios ou de quedas de energia.
O aquecedor não vai mandar água quente para todas as torneiras.
DEPENDE - Um aquecedor a gás esquenta água que será distribuída para todos os pontos da casa ou apartamento onde há encanamento especial. É preciso ter uma tubulação para água fria e outra para água quente (que deve ser específica para isso, de materiais como cobre, CPVC, PPR ou tubos PEX), além da ligação apropriada do gás para abastecer o aquecedor.
Com as ligações corretas, a água quente pode chegar a duchas, torneiras dos banheiros, da cozinha, da área de serviço, etc. A questão é: vai ser possível abrir todos esses pontos ou, pelo menos, duas pessoas tomarem banho ao mesmo tempo?
Tendo em mente a vazão dos pontos, a abertura simultânea e a quantidade de moradores, vai ser possível estimar a vazão necessária do aquecedor para atender essa necessidade. A capacidade é apresentada em litros por minuto. O melhor modelo para uma residência pode ser calculado por um profissional ou uma empresa especializada.
E atenção: não é recomendável que casas e sobrados conectem o aquecedor diretamente ao fornecimento de água "da rua", uma vez que a variação de pressão é muito grande e pode danificar o aparelho. É mais recomendável conectar o aquecedor à rede alimentada pela caixa d’água.
Aquecedor a gás é perigoso.
MITO - Muita gente tem medo de vazamentos de gás e acidentes. Porém, com uma instalação bem feita e tubulações apropriadas, além de manutenção periódica, não é preciso ter receio de investir em um aquecedor de água a gás.
A conta de luz vai cair, mas a conta de gás vai subir muito.
DEPENDE - O consumo de energia será muito menor se você não utilizar chuveiros elétricos, isso é indiscutível. Mas, segundo os fabricantes, mesmo com a alta no custo do gás nos últimos meses, ainda é mais vantajoso utilizar um aquecedor de água do que instalar chuveiros.
Quando instalado corretamente, com as devidas manutenções em dia e bem ajustado, um aquecedor tem consumo relativamente baixo e oferece muito conforto.
Para evitar desperdício de água e maior consumo de gás, uma dica é ajustar o equipamento para que a água aquecida saia na ducha na temperatura desejada, sem precisar "temperá-la" com água fria.
Outra recomendação é não deixar o aquecedor na potência máxima, ajustando a vazão e o nível da chama. Aquecedores com opção inverno/verão facilitam ainda mais essa economia.
Fonte: https://oglobo.globo.com/conteudo-de-marca/casa-e-conforto/noticia/2022/05/mitos-e-verdades-sobre-aquecedor-a-gas.ghtml