(19) 330VER TELEFONE

(19) 996VER WHATSAPP

R. Cristiano Cleopath, 523 • Centro | Piracicaba/SP

Notícias

02 de junho de 2022 | Por Web Visualy

Mais do que relaxar: Um banho quente pode ser bom para o coração

Mais do que relaxar: Um banho quente pode ser bom para o coração

Terminar o dia com um banho quente pode trazer mais benefícios além do relaxamento. Também pode diminuir o risco de doenças cardíacas e derrame, de acordo estudo publicado.

O estudo descobriu que um banho quente diário está associado a um risco 28% menor de doenças cardíacas e um risco 26% menor de derrame (AVC). Isso, provavelmente, porque tomar banho também está ligado à diminuição da pressão arterial, dizem os pesquisadores.

Tomar banho frequentemente em uma banheira foi especialmente associado a um risco menor de hipertensão (pressão alta), sugerindo que há um efeito benéfico desse hábito sobre as chances de desenvolver uma doença cardiovascular.

Banho ligado à saúde do coração

Participantes com idades entre 40 e 59 anos sem histórico de doenças cardíacas foram acompanhados. Os pesquisadores também reuniram informações sobre fatores influentes, como peso corporal, tabagismo, prática de exercícios, consumo de álcool, status de trabalho, educação, quanto tempo dormiram, estresse mental e prazer na vida.

Quanto mais as pessoas tomavam banho, menor eram os riscos. A temperatura da água, com base nas descrições dos participantes, também era importante. Houve um risco 26% menor de doenças cardiovasculares com água morna e um risco 35% menor com água quente.

O banho de banheira é considerado como tendo um efeito preventivo contra doenças cardíacas porque melhora o que é chamado de “função hemodinâmica”. Isso se refere a capacidade do corpo de bombear o sangue com eficiência.

Fonte: nossocoracao.com.br/

Notícias relacionadas