(19) 330VER TELEFONE

(19) 996VER WHATSAPP

R. Cristiano Cleopath, 523 • Centro | Piracicaba/SP

Notícias

07 de julho de 2021 | Por Web Visualy

Como a água quente ajuda a soltar a gordura da panela?

Como a água quente ajuda a soltar a gordura da panela?

Simples: ela faz a oleosidade derreter. Isso porque até mesmo as gorduras mais duras de roer se tornam líquidas com a maior facilidade. “Basta uma temperatura de mais ou menos 80 °C para liquefazer até mesmo gorduras sólidas como a banha”, diz o químico Flávio Maron Vichi, da USP. Gorduras líquidas, como óleos vegetais (de oliva, girassol, soja etc.), agüentam menos calor ainda: a água quente as deixa instantaneamente menos viscosas e elas se desprendem da panela no ato.

É claro que, para uma lavagem perfeita, é necessário um detergente. Esses produtos fazem a gordura líquida aderir à água e ser enxaguada junto com ela. Mas, se a limpeza não for caprichada, a panela irá atrair ainda mais gordura quando for de novo para fogão.

“A tendência é que mais gordura se cole a uma panela suja do que a uma limpa”, afirma o químico Massuo Kato, também da USP.

A razão disso é que a sujeira tem maior afinidade química com uma superfície já engordurada. Assim, é preciso tomar ainda mais cuidado com aquela panela velha. Ela pode até fazer comida boa, mas, como geralmente tem superfície irregular, fica com muito mais gordura incrustada.

Fonte: https://super.abril.com.br/

Notícias relacionadas