(19) 330VER TELEFONE

(19) 996VER WHATSAPP

R. Cristiano Cleopath, 523 • Centro | Piracicaba/SP

Notícias

15 de dezembro de 2021 | Por Web Visualy

Banho quente pode trazer benefícios para a saúde emocional, diz especialistas

Banho quente pode trazer benefícios para a saúde emocional, diz especialistas

Tomar banho e se sentir relaxado não é coincidência. Essa prática realmente alivia o estresse à medida que a água quente aumenta a temperatura corporal, acalmando o sistema nervoso, liberando endorfinas, como dopamina e serotonina, e melhorando a circulação sanguínea, explica Veena Graff, professora da Escola de Medicina Perelman da Universidade da Pensilvânia. As informações são do “Yahoo”.

O hábito também ameniza a depressão. Um estudo feito pelo professor de psicologia da Universidade de Yale, John Bargh, expõe que pessoas que tomam banho frequentemente se sentem melhor consigo mesmas e menos solitárias. “A pesquisa mostra que o calor na pele abre um ‘caminho’ no cérebro, semelhante ao da medicação antidepressiva”, diz ele.

Em abril deste ano, a técnica foi utilizada por enfermeiras em São Carlos, interior de São Paulo, que encheram luvas descartáveis com água morna para simular o toque do calor humano em pacientes internados com Covid-19.

banho quente – temperatura agradável, nunca elevada demais – antes de dormir também é benéfico e pode combater a insônia. Em 2019, um estudo apontou que pessoas que mantêm essa rotina costumam adormecer mais rápido e permanecer dormindo por mais tempo.

“Quando as pessoas incorporam um banho quente em sua rotina de dormir, elas afetam seu ritmo circadiano ao aquecer a temperatura corporal central antes que ela esfrie naturalmente durante o sono“, diz Rajkumar Dasgupta, professor especialista em sono da Universidade do Sul da Califórnia.

A prática também é uma aliada para o alívio de dores. Normalmente, são recomendadas opções como compressas com bolsas térmicas, mas esses métodos podem não penetrar nos músculos tão profundamente quanto a hidroterapia. William Robiner, professor de medicina da Escola de Medicina da Universidade de Minnesota, diz que a água quente ajuda a relaxar os músculos. “A temperatura do corpo aumenta junto com a dilatação dos vasos sanguíneos dos músculos. A água corrente em banheiras de hidromassagem também pode imitar a pressão da massagem, proporcionando alívio adicional”, esclarece.

Fonte: https://istoe.com.br/

Notícias relacionadas