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26 de janeiro de 2022 | Por Web Visualy

Banho quente ajuda a dormir melhor

Banho quente ajuda a dormir melhor

Se a chuveirada for entre uma e duas horas antes de ir dormir, o tempo que leva a adormecer pode acelerar em 10 minutos.

Uma nova pesquisa realizada por engenheiros biomédicos da Universidade do Texas (UT) em Austin, nos Estados Unidos, sublinha que tomar um banho com água quente (entre 40 e 42 graus Celsius) entre uma a duas horas antes de ir dormir pode melhorar a qualidade do sono e fazer com que adormeça cerca de 10 minutos mais rápido. 

Os investigadores analisaram milhares de relatórios sobre o aquecimento corporal com água. "Quando analisamos todos os estudos conhecidos, notamos disparidades significativas em termos de abordagens e descobertas", disse Shahab Haghayegh, do Departamento de Engenharia Biomédica da UT.

Para entender como o corpo reage à água quente, os académicos juntaram-se a cientistas do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas em Houston e da Universidade do Sul da Califórnia (USC). E conduziram uma meta-análise que reviu, no total, 5.322 estudos em busca de dados sobre eficiência, qualidade e latência (tempo total para adormecer) do sono.

Na análise, constataram que um banho com a água entre 40 e 42 graus Celsius é extremamente eficaz para intensificar e acelerar o sono.

O sono e a temperatura central do corpo são regulados pelo relógio circadiano, que é regido pelo hipotálamo, no cérebro. Os estudos analisados apontam que a temperatura corporal aumenta entre dois a três graus entre o fim da tarde e o início da noite. Antes de dormir, esta decresce entre 0,5 e 1 grau. Durante o descanso noturno, diminui ainda mais, principalmente no meio e no fim do sono. Perto da hora de acordar, o corpo volta a aquecer – como se tratasse de um sinal biológico para despertar.

Os investigadores apuraram que tomar um banho quente 90 minutos antes de ir dormir ajuda o corpo a arrefecer mais rapidamente – o que não acontece quando opta por tomar um duche imediatamente antes de ir para a cama.

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com/

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