(19) 330VER TELEFONE

(19) 996VER WHATSAPP

R. Cristiano Cleopath, 523 • Centro | Piracicaba/SP

Notícias

18 de maio de 2022 | Por Web Visualy

Aquecedores a gás: confira dicas de segurança

Aquecedores a gás: confira dicas de segurança

Quais cuidados devem ser tomados para instalar o sistema em um apartamento antigo? E em um novo?

Para imóveis antigos é essencial verificar no condomínio a regulamentação estabelecida internamente, já que ele deverá passar por uma avaliação técnica e, caso seja necessário, realizar modificações para que tudo esteja conforme as exigências da norma NBR 13103.

“Em edifícios novos, o cuidado é semelhante. Jamais deve-se fechar aberturas ou grelhas com marcenarias ou outros eletrodomésticos”, ressalta Erika. A norma, basicamente, estabelece aberturas para a circulação de ar, além de itens de segurança em relação a chaminé. O tipo de exaustão é definido conforme o ambiente e o tamanho disponível.

Em ambos os casos, é imprescindível contar com o projeto de profissionais especializados para a instalação.

O que as pessoas costumam fazer de errado com esse tipo de sistema?

Toda instalação complementar de um imóvel deve ser tratada com seriedade e responsabilidade, já que esse tipo de equipamento pode ocasionar acidentes e fatalidades.

Quando se trata de aquecimento a gás, caso o sistema não possua a tecnologia de fluxo balanceado ou hermético, que é quando utilizam o ar necessário para a combustão proveniente de ambiente sem qualquer comunicação com o local em que está instalado, ele vai consumir todo o oxigênio do local. E essa redução no oxigênio é extremamente prejudicial ao ser humano, podendo causar náuseas, tonturas, desmaios e até a morte.

“Mas existe também o risco de ocorrer vazamento de gás por conta de má instalação ou manutenção. É importante se atentar a isso sempre”, indica o arquiteto Renato.

Fonte: https://revistacasaejardim.globo.com/

Notícias relacionadas