(19) 330VER WHATSAPP
R. Cristiano Cleopath, 523 • Centro | Piracicaba/SP
07 de dezembro de 2022 | Por Web Visualy
Um profissional ou empresa especializada vai orientar sobre o melhor local. Quem mora em apartamento pode pedir uma dica para o zelador ou a administradora do prédio, para saber como outros moradores fizeram a obra.
A principal norma é instalar o aquecedor a gás em local com ventilação permanente, como área de serviço ou quintal, desde que fique protegido da chuva. Em espaço com janelas, o aparelho precisa estar perto delas. Em geral, é colocada uma trava para que a janela mais próxima fique sempre um pouco aberta.
Porém, existem aquecedores a gás especialmente produzidos para locais menos ventilados, como banheiros. São os aquecedores de fluxo balanceado, totalmente lacrados para oferecerem mais segurança, sem contato com o ambiente.
Nos modelos tradicionais, existem aquecedores a gás com exaustão natural e forçada. A exaustão é a saída dos produtos da combustão do gás, incluindo monóxido de carbono.
Enquanto aparelhos de exaustão forçada contam com ventoinha no duto para jogar os gases para fora, os aquecedores com exaustão natural precisam seguir as normas de forma correta, para não apresentarem riscos aos moradores.
Modelos com exaustão natural costumam ser analógicos ou mecânicos e funcionam com pilhas ou bateria, enquanto os aquecedores digitais necessitam de uma tomada próxima. Eles precisam ficar ligados na energia para fazer o start da chama e para ligar a ventoinha de exaustão.
Além de oferecerem melhor controle da temperatura, os aquecedores digitais normalmente conseguem fazer a modulação automática, ou seja, determinar a potência de acordo com a vazão de água e a temperatura selecionada. Por outro lado, aquecedores analógicos e de exaustão natural funcionam mesmo sem energia elétrica. Eles são mais recomendados para áreas isoladas, com alta incidência de raios ou de quedas de energia.
Fonte: https://oglobo.globo.com/