(19) 330VER WHATSAPP
R. Cristiano Cleopath, 523 • Centro | Piracicaba/SP
28 de dezembro de 2022 | Por Web Visualy
Com a chegada dos dias mais frios, ter água quente no chuveiro e nas torneiras da casa é uma delícia. Esse conforto é possível com um aquecedor a gás. Mas para que ele funcione de forma adequada e nunca deixe você e sua família na mão, é necessário fazer as manutenções necessárias. A seguir, explicamos quando é a hora de dar aquela inspecionada com cuidado no aparelho.
• Tenha em mente que não é necessário esperar as temperaturas despencarem para olhar o desempenho do seu aquecedor com atenção. Investir tanto em manutenções corretivas quanto em preventivas é fundamental. Isso vai ajudar a evitar acidentes e garantir o seu banho sempre quente. Para facilitar a sua vida, leia sempre o manual de instruções do aquecedor para você saber o que pode ou não ser feito pelo morador em casa.
• A chamada manutenção preventiva é aquela que pode ser feita, em alguns casos, pelo próprio morador da casa, como a limpeza do equipamento. Mas a visita de um técnico para manutenção preventiva também é importante. Ele pode ajudar a identificar e prevenir possíveis falhas no aquecedor.
• Se optar por fazer a manutenção do aquecedor a gás de forma preventiva na sua casa, não se de limpar os filtros de entrada de água de seis em seis meses e verificar o queimador com frequência, sempre tomando muito cuidado com fios expostos. Caso encontre algo que chame a sua atenção, não hesite em chamar um profissional especializado. Além disso, se for necessário trocar alguma peça, opte sempre pelas originais.
• Já a manutenção corretiva é feita para solucionar problemas aparentes que o aparelho possa apresentar. Ela deve sempre ser realizada por um profissional capacitado e que conheça bem o funcionamento do aquecedor. A seguir, veja quando chamá-lo.
• Tenha em mente que a inspeção visual já pode demonstrar diversos problemas e a necessidade de uma manutenção corretiva. O estado de conservação e fixação do duto de exaustão é um dos itens mais importantes e deve ser observado com frequência.
• Fique atento também a odores e ruídos que antes não ocorriam durante o funcionamento do aparelho. Eles são outro indício de algum problema com o aquecedor. Manchas ou descoloramento na tampa ou outra parte do aquecedor também podem ser sinal de defeito, bem como vazamento de água.
• Aquecedores digitais, quando encontram algum problema em funcionamento, muitas vezes indicam um código no visor. Lembre-se que o manual do aparelho apresenta o que significa o código de erro e possíveis soluções. A ocorrência frequente de um mesmo erro pode indicar um defeito, que deve ser solucionado por um especialista.
Fonte: https://oglobo.globo.com/