(19) 330VER WHATSAPP

R. Cristiano Cleopath, 523 • Centro | Piracicaba/SP

Notícias

05 de outubro de 2022 | Por Web Visualy

Aquecedor a gás

Aquecedor a gás

Os aquecedores a gás podem ser instalados em prédios residenciais e em casas em cidades que contam com tubulação de gás natural na rua. Porém, também é possível fazer esse equipamento funcionar com GLP (gás de botijão ou de cilindro) no caso das casas. Em prédios, costuma ser proibido ter botijão ou cilindro de GLP, para evitar acidentes.

Se seu apartamento possui gás encanado para o fogão, provavelmente será possível instalar um aquecedor de água, fazendo as adaptações necessárias com encanamentos, torneiras, comandos e chuveiros.

A principal vantagem desse aquecedor é a economia de energia elétrica, principalmente com os chuveiros, que costumam ser os grandes vilões da conta de luz.

Basicamente, existem dois tipos: os aquecedores a gás de passagem e por acumulação.

O aquecedor doméstico de passagem é ligado na tubulação de água que vem da rua ou da caixa. Quando você abre o chuveiro ou uma torneira, há um start na chama, enquanto a água vai passando por uma serpentina em torno do sistema de combustão e esquentando. Por isso, "de passagem".

Com o chuveiro ou torneira abertos, primeiro vai sair a água fria que estava nos canos e depois chega a água aquecida. Então, pode haver algum desperdício de água nesse modelo.

Normalmente, esses aquecedores possuem regulagem de temperatura e de pressão da água, com indicação da pressão por segundo. Alguns também contam com ajuste de verão/inverno, para reduzir o consumo de gás em períodos mais quentes.

Fonte: https://revistacasaejardim.globo.com/

Notícias relacionadas