(19) 330VER WHATSAPP
R. Cristiano Cleopath, 523 • Centro | Piracicaba/SP
29 de junho de 2022 | Por Web Visualy
Água quente no chuveiro e nas torneiras, especialmente no inverno, é um conforto sem igual. Isso pode ser possível com a instalação de um aquecedor a gás. Mas e o consumo de gás, como fica? Nos períodos frios, a conta vai para as alturas?
Um aquecedor a gás proporciona banhos confortáveis mantendo uma boa temperatura e vazão de água contínua, que costuma ser mais intensa do que nos chuveiros. Isso é realidade, principalmente, em dias frios, em que é preciso reduzir a abertura no chuveiro elétrico para a água sair mais quentinha.
Segundo os fabricantes, mesmo com a alta no custo do gás encanado ou gás de botijão, nos últimos meses, ainda pode ser mais vantajoso utilizar um aquecedor de água do que tomar banho em chuveiro elétrico, principalmente, se esse for de potência maior.
Para que seja vantajoso, é importante que o aquecedor a gás seja instalado corretamente, passe por manutenções regulares e esteja bem ajustado.
Na comparação do inverno, temos de levar em consideração que a conta de gás vai subir, em casas onde há aquecedor, e a conta de energia vai subir em residências com chuveiro elétrico.
Segundo uma estimativa de fabricantes, uma família de quatro pessoas, que tomam um banho diário cada, faz o aquecedor consumir 0,60 m³ de gás por dia, ou 18 m³ em 30 dias.
Os valores do gás encanado obedecem uma série de regras e tabelas tarifárias, de acordo com o perfil de consumo de cada casa ou do consumo coletivo em prédios. Para facilitar, utilizamos a calculadora de consumo da Comgás.
Para 18 m³ em um mês, uma família que mora em casa gastaria R$ 154,67 na conta de gás, ou cerca de 8,59 R$/m³, em média. Isso leva em conta apenas o consumo do aquecedor.
Sim, a conta de gás vai aumentar nos períodos mais frios, porque a água que chega ao aquecedor a gás também está mais fria, o que vai impactar o desempenho do equipamento.
Aquecedores a gás mecânicos possuem chama fixa, que exige ajuste manual. Muitos modelos também contam com seletor de posição entre verão e inverno, justamente, para economizar gás nos períodos mais quentes.
Aquecedores digitais possuem chama automodulante, ou seja, a intensidade da chama é regulada pelo aparelho de acordo com alguns fatores, incluindo a temperatura da água na entrada. Isso significa que, quanto mais fria a água, maior precisa ser a chama no aquecedor, e maior também será o consumo de gás.
As fabricantes têm algumas dicas para você reduzir o consumo de gás no aquecedor de água, principalmente, nos períodos mais frios do ano.
É importante fazer manutenção periódica do aquecedor a gás, pelo menos, uma vez ao ano, verificando peças do aparelho, bicos de entrada, tubulações, dutos da chaminé e exaustão.
Chame a assistência técnica para visitar sua casa e fazer toda a checagem. Isso é fundamental também para aumentar a vida útil do equipamento.
E se notar qualquer vazamento de gás, feche o registro, avise a portaria do seu prédio, acione a empresa de gás e a assistência do aquecedor para resolver imediatamente.
Mesmo com a água chegando mais fria da caixa, é importante ajustar a temperatura no aquecedor para que os moradores consigam tomar um banho quente e confortável sem precisar abrir a torneira fria para "temperar" a água. Por isso, no verão, deixe sempre o aquecedor no mínimo.
Além disso, avalie o quanto você aumenta no ajuste da temperatura. Uma boa indicação é regular entre 38ºC e 40ºC, o que é suficiente e bem confortável em dias frios. Em noites muito geladas, suba no máximo para 42ºC para manter a economia.
O óbvio também precisa ser dito. É maravilhoso tomar um banho com água quente e abundante no inverno, mas é preciso ter consciência.
Uma dica: proponha um acordo entre todos os membros da família e negocie um prêmio coletivo se a meta de economia for atingida. Assim, todo mundo ajuda a fiscalizar.
Ter duchas de alta vazão de água nos banheiros significa banhos deliciosos e relaxantes. E também contas de água e gás bem mais altas. Ao invés de trocar a ducha, você pode instalar um restritor de vazão, uma peça que consegue reduzir o espaço de passagem na ducha, diminuindo o gasto de água e também de gás no aquecedor.
Quem tem aquecedor digital deve ficar atento a códigos de erro que podem aparecer no painel e que indicam problemas na queima do gás, o que vai impactar o consumo.
Já em aquecedor mecânico, é importante observar a chama acesa pela janelinha do equipamento. Chama amarelada, por exemplo, indica que está ocorrendo queima com menos oxigênio, o que faz o aquecedor liberar mais gás, aumentar o consumo e exigir mais do equipamento. Essa situação também gera mais monóxido de carbono, o que pode provocar corrosão e deterioração do duto de exaustão.
Se você identificar qualquer problema assim ou falhas na chama, é melhor chamar a assistência ou a empresa de gás da sua cidade.
Para instalar um aquecedor a gás, é preciso seguir algumas recomendações antes de ter água quente com toda segurança.
Fonte: https://extra.globo.com/